Valorant é um FPS muito frenético, estratégico e focado no competitivo, por isto, a sua desenvolvedora, Riot Games, pensou no jogo com agentes, armas e mapas muito equilibrados e principalmente diferenciados. Valorant foi um jogo lançado em 2020 e esperado com grande expectativa pelo público que queria um novo jogo competitivo. Desde o início ele prometia rivalizar com grandes nomes do mundo dos jogos multiplayer como Counter Strike: Global Offensive e Overwatch.
Esta espera valeu a pena, o jogo é um real sucesso tanto entre sua base de jogadores como no mundo competitivo, onde os campeonatos de Valorant estão se tornando cada vez mais populares. Um dos ingredientes para esta receita de sucesso é o jogo sempre estar se renovando, trazendo novos agentes, balanceamentos, inúmeros itens cosméticos e também novos mapas.
Os mapas de Valorant são pensados para grandes competições, muito balanceados e cheios de caminhos e alternativas para plantar o spike. Com o tempo Valorant foi ganhando cada vez mais novos locais para combate com designs únicos e que realmente exploram a inteligência do jogador, entre os que ficaram mais populares, Fracture é um deles.
Fracture é o 7º mapa que teve lançamento no jogo durante o episódio 3 do ato 2 de Valorant e só mostra o quanto a desenvolvedora pode criar um FPS com mapas realmente inovadores. O mapa retrata o cenário caótico e destruído de instalações de um centro de pesquisa (research facility) secreto instalado no Novo México, Estados Unidos.
O mapa de Valorant é marcado por tem o ponto de ressurgimento dos defensores bem no meio, o que faz com que eles acessem rapidamente cada site do mapa que tem a forma parecida com um H. Fracture, apesar do nome, é um tanto simétrico e possui uma tirolesa que leva os agentes de Valorant de um lado a outro do mapa criando inúmeras possibilidades de ataque.
E esta é só uma das particularidades que tornam Valorant um jogo tão incrível, pois cada mapa do jogo apresenta estratégias e pode beneficiar agentes diferentes, por isto veja este resumo dos callouts e algumas estratégias para seguir no mapa Fracture de Valorant.
Os sites para armar a spike ficam nas extremidades do mapa e podem ser acessados pelos atacantes por baixo e por cima, isto porque fica bem ao meio na horizontal do mapa, o que facilita a vida de muitos atacantes para transitarem entre os bombsites. Apesar de parecer um pouco confuso para jogadores iniciantes, o mapa apresenta aos atacantes várias oportunidades de atacar por baixo ou por cima de cada site de maneira rápida.
Por isso é comum a defesa ter que rotacionar bastante durante as partidas, caso os atacantes tenham sua investida frustrada em um dos lados. A melhor maneira inclusive da defesa andar pelo mapa, é transitando pelo próprio ponto de spawn, que fica bem no meio do mapa. Por isso, boas escolhas para saber por onde o adversário está passando são Chamber e Cypher, que podem usar suas habilidades para apontar adversários em uma das rotas de Fracture.
Site A é um local marcado por possuir andares diferentes para plantar o spike, por ser uma região bem aberta ela é de difícil defesa, geralmente os atacantes vêm de A principal e vão direto para a proteção de baixo da parte elevada. Uma boa recomendação para chegar bem no local é jogar smokes onde geralmente os defensores estão esperando, como na porta do link A e na corda à esquerda do local.
Agentes como Sova são uma boa pedida no mapa, principalmente se o grupo gosta de atacar nesse local, pois ele poderá usar sua flecha rastreadora para localizar os defensores “entocados” pelo ponto. Ali é uma região comum de plantar Spike, por isto caso a equipe não tenha segurado a região com uma Killjoy por exemplo, será necessário pensar na retomada do ponto, o que é bem comum também pelo desenho do mapa.
Isto porque estes pontos de cobertura são bem conhecidos e também permitem que as balas passem por eles. Para os defensores (defenders) uma boa estratégia é deixar alguém perto das caixas ao centro de A esperando alguém avançar para a escada ou de baixo da plataforma. Uma boa opção para retardar os atacantes (attackers) nesta parte é a utilização de smokes, já que isto pode forçar com que os atacantes saiam do A main e escolher outra rota do mapa (map).
O Site B, para plantar a spike, é um local cheio de proteções e pontos para se esconder, tanto para atacantes quanto para os que estão na defesa. Inclusive para estes, um bom local para ficar neste ponto é na torre que oferece grande visibilidade do bombsite, o local onde fica a corda é excelente para pegar quem está tentando armar a bomba vindo de arcade, indo para perto da caixa no meio de B (B site).
Vale lembrar que é importante a defesa focar suas na passagem arcade (B arcade), cantina e link B, inclusive usando flash e smoke para evitar ao máximo a entrada dos jogadores adversários até que o seu time esteja junto novamente.
Porém os atacantes também podem avançar por long B, o que não oferece tanta vantagem em posicionamento na torre. Agentes (agents) iniciadores ou duelistas são excelentes para ganhar espaço e quebrar a defesa adversária. Caso os atacantes tenham sucesso em dominar a área, pontos de onde o spike pode ser defendido é através da própria torre ou de B principal (main b). Como o ponto é cheio de coberturas, os jogadores mais experientes buscam bons posicionamentos (positions) nas coberturas escondidos até escutar alguém tentar desarmar a spike no local (spike site).
Valorant possui inúmeros agentes para diferentes estratégias em campo, Fracture tem um formato onde os jogadores precisam a todo momento identificar onde a equipe adversária se encontra. Até porque é fácil rotacionar entre as áreas do mapa, por isto agentes sentinelas como Sage e Cypher são cruciais para identificação dos adversários. Veja outros bons agentes para escolher no jogo:
Cypher é um excelente agente para ser usado em Fracture devido primeiramente ao seu fio controlador e também a Câmera de vigilância. O Agente pode posicionar o fio em A ou B principal e desta forma já tem uma passagem a menos para se preocupar, fora a câmera de vigilância ideal para cobrir alguns corredores do mapa. A ultimate de Cypher também é excelente principalmente em situações de 1x1 em Fracture.
Para quem quer chegar rápido aos bombsites Neon é uma ótima escolha, pois com o equipamento voltaico ela consegue se deslocar bem entre o mapa que tem vários acessos aos locais A e B. Porém é preciso fazer uma rota segura com a agente, pois encontrar o time adversário totalmente organizado pode ser um problema para a agente.
Brimstone é uma excelente alternativa de agente de controle, pois suas smokes serão capazes de segurar qualquer oponente nos chokes do mapa, além disso a ultimate dele deixa torna difícil o desarme pela equipe defensora, dado o ângulo que ele atinge na base.
O agente iniciador é uma excelente opção para entrar no locais de armar a spike, Breach passou por poucas mudanças desde que lançado e pode ser uma peça importante para o time (team) iniciar uma tomada de base. Sua habilidade pós-choque é excelente para ser utilizada nos corredores do mapa e também sua onda trovejante pode conter o avanço dos defensores caso a spike tenha sido plantada.
A brasileira é um dos agentes preferidos pela comunidade para ser utilizado em Fracture, suas habilidades de duelista como a carga de explosivos e o cartucho de tintas são suficientes para ganhar espaço preciso, principalmente no site B, onde geralmente os defensores ficam na torre. O seu drone ainda é uma excelente alternativa para desentocar que está atrás de alguma proteção no mapa.
Estes é apenas um apenas dos muitos mapas de Valorant que fazem o jogo ser um dos mais populares do momento, Haven, Bind e Ascent também são exemplos de um campo de batalha bem elaborado. Se você gostou dessa matéria e quer ler mais conteúdo sobre Valorant, acesse nossa página de notícias!
Lá possuímos as melhores dicas para você que quer dar foco nesse game e virar realmente bom no jogo, desde as melhores miras de Valorant, bons agentes para escolher, todos os rankings de Valorant e muito mais!